RSS
Marcelo Creimer

02 Agosto de 2023

min para ler
Compartilhe

6 mitos sobre a tecnologia Blockchain

Compreender o que o blockchain NÃO É nos ajuda a evitar expectativas irreais e a abordar seus desafios de forma realista.

O blockchain é uma tecnologia revolucionária que tem chamado a atenção das organizações nos últimos anos. Em essência, o blockchain é um livro-razão digital descentralizado e imutável, que registra transações de forma transparente e segura. No entanto, é importante também entender o que o blockchain não é, a fim de aproveitar seus benefícios e seu pleno potencial. 

 

6 mitos sobre o Blockchain

 

Veja aqui alguns mitos do blockchain que muitas vezes costumam ser confundidos com esta tecnologia. 

 

1. Banco de Dados Centralizado

 

Primeiramente, blockchain não é o mesmo que banco de dados. Tampouco o blockchain veio substituir os bancos de dados. Cada um tem sua finalidade. 

O Blockchain não é um banco de dados centralizado controlado por uma única entidade. Ele capacita redes para trabalhar de forma independente e remover qualquer necessidade de controle centralizado. Nenhum banco de dados tradicional é alimentado pela descentralização. 

 

2. Sistema de Gerenciamento de Arquivos

 

O Blockchain não é apenas um sistema de gerenciamento de arquivos para armazenar informações. O Blockchain é mais do que um simples armazenamento de informações. Ele permite a execução de diversos outros casos de aplicações. 

 

3. Sinônimo de Criptomoedas

 

Embora as criptomoedas sejam baseadas em Blockchain, ele vai além das criptomoedas. A popularização do Blockchain foi impulsionada pelo surgimento do Bitcoin e de outras criptomoedas, entretanto a tecnologia Blockchain tem aplicações muito variadas em outros setores como logística, financeiro, saúde, energia, etc. 

   

4. Sistema de Pagamento Tradicional

 

O Blockchain não é apenas um sistema de pagamento tradicional como cartões de crédito ou transferências bancárias. Enquanto os métodos de pagamento tradicionais envolvem intermediários, como bancos e instituições financeiras, o Blockchain permite a realização de transações peer-to-peer, sem a necessidade de intermediários centralizados. 

 

5. Uma solução instantânea para problemas complexos

 

O Blockchain não é uma solução mágica e instantânea para resolver todos os problemas complexos. Embora o Blockchain seja uma tecnologia promissora e possa trazer benefícios significativos, existem desafios e limitações que precisam ser considerados como tempo, esforço, escalabilidade, velocidade e não devemos esquecer que, em alguns casos, outras tecnologias podem ser mais adequadas e eficientes. 

 

6. Uma solução em blockchain é muito cara 

 

Plataformas SaaS, como o BlockchainLab da BBChain tornam o uso da tecnologia blockchain o mesmo nível de preço de uma solução convencional. E dependendo do framework escolhido, não há custo de licença por ser open-source.

 

A tecnologia blockchain é o futuro dos negócios

 

O blockchain representa uma mudança de paradigma na forma como registramos e compartilhamos informações. Embora não seja uma solução milagrosa, suas características únicas, como transparência, segurança e descentralização, o tornam uma tecnologia promissora para uma ampla gama de aplicações.

Compreender o que o blockchain não é nos ajuda a evitar expectativas irreais e a abordar seus desafios de forma realista. À medida que continuamos a explorar e aprimorar essa tecnologia, podemos esperar uma adoção cada vez maior do blockchain em setores como finanças, logística, saúde e muito mais. 

Se você acredita que esse é o momento para entender como criar o seu projeto de blockchain, fale conosco!